Ter uma alimentação correta e adequada antes e depois da prática de atividades físicas é essencial e traz diversos benefícios para o corpo.
Além de oferecer energia para o exercício, melhorando o desempenho, uma dieta equilibrada ajuda também na recuperação e na construção muscular.
Para acertar nos alimentos é sempre importante buscar nutricionistas ou nutrólogos, que elaboram planos alimentares de acordo com a demanda individual.
O tipo de dieta varia de acordo com o exercício praticado, com o organismo de cada pessoa, com as suas preferências alimentares e com o tempo disponível para comer.
Carboidratos, proteínas e gorduras fazem parte dos macronutrientes, que englobam os alimentos essenciais em qualquer alimentação (de atletas ou não).
Os carboidratos fornecem energia e podem ser consumidos antes e depois dos treinos. Boas fontes incluem: frutas, aveia, cereais, tubérculos, grãos e leguminosas.
Já as proteínas atuam na construção muscular e também podem ser ingeridas antes e depois dos exercícios. São elas: carnes, leite, ovo, soja, whey protein e oleaginosas.
As gorduras também têm importante função, inclusive na regulação hormonal. Boas fontes são: peixes (como o salmão), oleaginosas, abacate, azeite e gema de ovo.
Quem tem pouco tempo para se alimentar antes de treinar, deve apostar em fontes de proteínas e carboidratos leves, que não causem desconforto durante o treino.
Já depois dos exercícios, a regra é parecida: apostar em boas fontes de proteína e carboidratos que suprirão a demanda do exercício.
Por fim, as gorduras podem ser consumidas em horários mais distantes dos treinos, pois têm uma digestão mais lenta e podem causar incômodos.