Cerca de 35% da população mundial sofre com insônia, ou seja, a dificuldade de pegar no sono ou se manter nele por várias horas.
Veja, a seguir, alguns alimentos e bebidas que podem melhorar seu sono, segundo evidências científicas.
Kiwi
Um estudo sugere a ingestão de duas unidades antes de ir para a cama. A fruta é rica em antioxidantes, potássio e pode ser útil para aumentar os níveis de serotonina.
Cereja
Há pesquisas que demonstram benefícios do alimento e também do suco concentrado da fruta, que é fonte natural de melatonina (conhecido como “hormônio do sono”).
Leite
O famoso copo de leite morno à noite pode ser útil por conter melatonina e vitaminas do complexo B. Evidências também apontam a utilidade do leite maltado.
Peixes gordurosos
Salmão, atum e sardinha, entre outros, já foram associados a melhoras na qualidade do sono, o que pode ter relação com seu alto teor de ômega 3 e vitamina D.
Oleaginosas
Amêndoas, nozes e castanhas são outra boa opção para a ceia, já que são ricas em melatonina e minerais como magnésio e zinco.
Peru ou frango
Essas aves são ricas em triptofano, um aminoácido que pode ser útil para o sono. Só evite prepará-las com muita gordura, para não atrapalhar a digestão.
Arroz
Um pouco de carboidrato à noite pode ajudar quem sofre de insônia. E um estudo japonês, embora pequeno, sugere que arroz é melhor que pão ou macarrão quando o objetivo é dormir bem.
Chá de ervas
Valeriana, maracujá e camomila são algumas ervas com efeito calmante, e o próprio ritual do chá pode trazer uma sensação de conforto à noite.