Seja pela falta de tempo ou para terminar logo, é comum uma certa ansiedade para começar e finalizar os exercícios. Porém, músculos “frios” podem provocar lesões.
Por isso, é importante iniciar cada prática com um aquecimento e terminar com um desaquecimento. Isso vale tanto para os iniciantes como para os mais experientes.
Esse processo de aquecer o corpo faz com que todas as estruturas envolvidas fiquem preparadas para a atividade, diminuindo o risco de lesões.
O aquecimento pode ser feito de diversas maneiras, seja por meio de uma caminhada, por exemplo, ou com exercícios, como pular corda, polichinelos e saltos.
Também é possível fazer um aquecimento mais simples, andando no lugar enquanto balança suavemente os braços ou dançando algumas músicas.
Depois do treino, também é importante apostar no desaquecimento, por meio de uma sequência de movimentos lentos, para permitir ao corpo retornar gradualmente.
Tanto aquecimento quanto desaquecimento devem ser praticados entre 10 e 20 minutos, dependendo da atividade e de sua intensidade.