A calistenia é um método de treino em que os exercícios não exigem pesos, aparelhos ou equipamentos, sendo praticados apenas com o auxílio do peso corporal.
São inúmeros os estímulos possíveis: com o próprio peso é possível treinar todos os músculos do corpo, como braços, pernas, costas, glúteos, ombros e peitoral.
O método é bastante democrático, pois envolve exercícios mais simples, como flexão de braços e agachamentos, e mais complexos, como os com argolas e barras.
Os exercícios evoluem de forma progressiva, de acordo com a capacidade de cada um. Assim, qualquer pessoa pode praticá-los, mesmo as mais inexperientes.
Bons exercícios para quem está começando incluem: prancha abdominal, prancha lateral, agachamento, flexão de braços e burpee (agachamento seguido de salto).
Buscar orientação de um profissional também é essencial, pois realizar movimentos incompletos ou com postura errada pode causar lesões.
Assim como outras atividades, como a musculação, a calistenia deve ser praticada entre três e quatro vezes na semana para que seus benefícios sejam sentidos.
Aumento da força, da flexibilidade, maior queima de gordura corporal, mais equilíbrio e resistência cardiorrespiratória são outros benefícios.
Outra vantagem da calistenia é que muitos dos seus exercícios recrutam diversos músculos ao mesmo tempo, promovendo maior gasto calórico e definição muscular.