Quinoa
A quinoa cozida contém 70% de carboidratos, mas também é uma boa fonte de proteínas, fibras e não contém glúten.
1
Aveia
Esse cereal contém um tipo de fibra que, de acordo com estudos, ajuda a baixar o colesterol e o nível de açúcar no sangue, além de aumentar a saciedade.
2
Banana
Essa fruta é rica em potássio, além de vitaminas B6 e C. A banana verde ainda é rica em amido resistente e pectina, que ajudam a alimentar as bactérias benéficas do intestino.
3
Batata-doce
Apreciado por quem frequenta a academia, esse tubérculo fornece energia sem gerar picos de glicose. Também é fonte de potássio, vitaminas A e C.
4
Beterraba
Sim, essa raiz até já foi usada na produção de açúcar, mas é rica em antioxidantes. Também contém nitratos, o que favorece a circulação sanguínea, por isso é muito usada por atletas.
5
Feijão
Essa leguminosa é rica em ferro, o que ajuda a combater a anemia, além de ser fonte de proteínas, fibras e compostos antioxidantes.
6
Grão-de-bico
Essa leguminosa também é uma ótima fonte de proteína vegetal, além de conter muitas vitaminas e minerais, como ferro, fósforo e vitaminas B.
7
Trigo mourisco ou sarraceno
Como a quinoa, é considerado um pseudocereal. Apesar do nome, não contém glúten, possui proteínas, fibras e antioxidantes.
8