Qualquer pessoa pode ter mau hálito após jejum prolongado, ou depois de consumir alho, café, álcool ou cigarro. Mas essa situação é passageira.
Se o mau hálito persiste mesmo com uma boa higiene bucal, vale a pena consultar um especialista. Veja algumas causas possíveis para a halitose que você talvez não conheça.
Dietas cetogênicas
Quando você corta carboidratos, seu corpo começa a queimar gordura para obter energia. Esse processo produz compostos chamados cetonas, que alteram o hálito.
Resfriados e sinusites
Bactérias causadoras de mau hálito costumam se alimentar de muco. Além disso, o nariz entupido faz com que você durma de boca aberta, causando ressecamento.
Úlcera
Um tipo de bactéria que provoca feridas no estômago, a Helicobacter pylori, é associado ao mau hálito. O tratamento com antibiótico resolve.
Medicamentos
Diversas drogas, como antidepressivos e antialérgicos, podem causar boca seca, outra causa comum de halitose. Fale com seu médico.
Inflamação na amígdala
Os cáseos amigdalianos, caracterizados por uma massinha esbranquiçada na garganta, são conhecidos pelo mau cheiro. Gargarejo com água morna e sal ajuda.
Frutas secas
As versões desidratadas contêm alto teor de açúcar, algo que as bactérias adoram. É comum alguns pedaços grudarem nos dentes, por isso capriche a higiene bucal depois de comer.
Refluxo e azia
Ambos são sinais da doença do refluxo gastroesofágico, e o mau hálito pode ser resultado da comida que volta ou do ácido estomacal que irrita a parte anterior do nariz, gerando muco.
Dentes ou obturações trincadas
Pequenas cavidades podem reter alimentos e gerar bactérias causadoras de mau hálito. Próteses mal ajustadas podem ter o mesmo efeito. Consulte o dentista.