Não é simples falar sobre uma "postura ideal" para correr, visto que cada pessoa possui sua própria biomecânica de movimento e especificidades corporais.
Algumas dicas, porém, podem te ajudar a ajustar "manias" durante o exercício e fazer com que o rendimento melhore.
De uma forma geral, uma boa postura na corrida envolve manter o tronco ereto e o corpo pouco inclinado à frente, para que as pernas, o quadril e as costas fiquem alinhados.
Nesse sentido, as pessoas podem ser treinadas para que o pé fique alinhado ao joelho na hora de tocar o chão, o que ajuda a evitar lesões.
Busque, também, manter os cotovelos flexionados a 90 graus, fazendo com que os braços balancem em linha reta, com movimentos inversos aos dos membros inferiores.
Ainda sobre os membros superiores, mantenha os ombros e o pescoço relaxados, além de a mãos nem muito apertadas, nem muito abertas, acompanhando o ritmo da corrida.
Sobre as passadas, evite que sejam longas demais, pois isso pode fazer com que a perna aterrisse muito estendida, aumentando o impacto. Tente adotar passos mais curtos e rápidos.
Algumas pesquisas mostram que a melhor forma de pousar o pé no solo é com o médio pé, sem sobrecarregar o calcanhar e as pontas.
Corredores regulares podem se beneficiar dos exercícios educativos, como o Skipping e Anfersen, cuja função é melhorar a biomecânica da corrida e o rendimento.
Para isso, procure ajuda de profissionais da educação física especializados em corrida. Assim, fica mais fácil correr melhor e sem lesões.