Todo mundo fica com os pés suados e com mau cheiro após atividade física intensa, ou depois de um dia inteiro com o mesmo calçado, no calor.
Mas é bom lembrar que não é o suor, em si, que causa o chulé, e sim as bactérias da pele. Elas adoram locais quentes, escuros e úmidos, como o interior de um sapato fechado.
Algumas pessoas, no entanto, transpiram muito mais do que o necessário para manter a temperatura corporal regulada. Elas sofrem de hiperidrose.
Quando afeta os pés, a condição é chamada de “hiperidrose plantar”. Mas é comum que as pessoas afetadas também suem muito nas mãos, nas axilas e em outras áreas, nem sempre com mau cheiro.
Veja alguns conselhos úteis para evitar mau cheiro nos pés, e alguns tratamentos possíveis para reduzir a quantidade de suor nessa parte do corpo.
Use palmilhas
Elas podem ajudar a absorver o suor e evitar que você escorregue dentro do calçado.
Coloque talco
O produto ajuda a absorver o excesso de umidade e também evita que os pés deslizem na palmilha.
Deixe secar
Depois de usar o calçado, deixe-o em local aberto e arejado por pelo menos 24 horas. O ideal é nunca usar o mesmo todos os dias.
Opções naturais
Imersão em chá preto forte e frio, além de óleo de melaleuca e bicarbonato de sódio, podem ajudar. Só cuidado com limão e outras receitas, que mancham ou irritam a pele.
Tente um antitranspirante
Diferente do desodorante, que só evita o mau cheiro, esse tipo de produto inibe a liberação do suor ao longo do dia. Em caso de alergia ou irritação, suspenda o uso.
Procure o dermatologista