Como o álcool afeta a balança

Se você está tentando manter um peso saudável, o primeiro passo é prestar atenção na qualidade e na quantidade das suas refeições, além de fazer mais exercícios.

Mas o que você bebe também pode interferir bastante na sua forma física, e isso inclui as doses que você consome “só no fim de semana” ou ao sair com os amigos.

Mais calorias vazias

Proteínas e carboidratos têm 4 calorias por grama, mas o álcool tem 6 e não nutre o seu corpo. Se o drinque incluir xaropes, sucos ou açúcar, o valor calórico se multiplica.

Menos queima de gordura

O corpo usa as calorias do álcool como fonte de energia antes de “queimar” carboidratos e lipídios. Além disso, a bebida lentifica a digestão e absorção dos nutrientes.

Hormônios alterados

O consumo frequente e excessivo pode afetar a função de certas glândulas, causando aumento do cortisol e queda na testosterona.

Mais cansaço

Ainda que o álcool cause sonolência, exagerar produz um sono de baixa qualidade e duração. Isso pode aumentar o desejo por alimentos calóricos.

Mais fome

É comum que o consumo aumentado de álcool cause fome intensa mais tarde ou no dia seguinte à ingestão, além de reduzir a inibição para comer em excesso.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Health.com

Créditos: iStock e Tenor