O Brasil é um dos países com maiores taxas de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde. E a pandemia de Covid-19 só agravou o problema.
Além de melhorar a circulação e evitar a obesidade, atividades aeróbicas, como caminhar e correr, podem melhorar sua saúde mental de diversas formas, como você vê a seguir.
1
Sair para caminhar na rua, dançar, nadar ou praticar algum esporte ajuda a distrair a mente dos problemas e pensamentos que geram ansiedade.
2
Movimentar o corpo ajuda a aliviar a tensão muscular que surge de maneira involuntária quando estamos preocupados.
3
Atividades aeróbicas modificam a química cerebral, aumentando a disponibilidade de substâncias, como serotonina e a proteína BDNF, conhecidas por aliviar sintomas depressivos e ansiosos.
4
Estudos também indicam que os exercícios físicos ativam a região frontal do cérebro, que por sua vez ajuda a controlar a amígdala, estrutura envolvida nas reações de luta e fuga.
Um estudo recente feito na Noruega mostrou que indivíduos fisicamente ativos apresentaram menos ansiedade e depressão durante a quarentena do inicio da pandemia.
Outra pesquisa, que durou vários anos e contou com dados de 400 mil pessoas, na Suécia, indicou que se exercitar reduz em 60% o risco de sofrer de um transtorno de ansiedade.
A recomendação é praticar no mínimo 150 minutos de exercícios físicos moderados ou vigorosos ao longo da semana. Busque orientações de um profissional de educação física.
O segredo é escolher uma atividade que dê prazer e caiba na rotina. Mas, se tiver natureza por perto e boa companhia, os benefícios para a saúde mental serão ainda maiores.