Dermatite atópica é uma doença crônica de origem genética, e não contagiosa, cujos principais sintomas são pele seca e erupções que provocam muita coceira.
Cremes e pomadas, bem como medicamentos de uso oral, podem ser indicados de acordo com a gravidade da doença. Além disso, certas medidas ajudam na prevenção das crises, como você vê a seguir.
1
Hidratar a pele é fundamental para quem sofre de dermatite atópica. Procure produtos específicos para a condição, livre de fragrâncias, e utilize sempre após o banho, com pele ainda úmida.
2
Capriche na ingestão de água e use umidificadores ou bacias de água nos dias mais secos, já que isso também evita o ressecamento da pele.
3
Use sabonetes suaves (com PH próximo ao da pele) e evite tomar banhos quentes e longos.
4
Mantenha as unhas sempre curtas e lixadas. Se preciso, use luvas para não se coçar durante o sono, já que isso pode facilitar infecções na pele.
5
Dê preferência a roupas de algodão, que deixam a pele respirar, evitando lã e tecidos sintéticos.
6
Ao lavar as roupas, dê preferência a detergentes para crianças e indivíduos com pele sensível, e dispense os amaciantes.
7
Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica também são alérgicas a poeira, pólen, fungos, ácaros ou a certos alimentos. Se for o caso, evite a exposição.
8