A rosácea é uma condição crônica e comum, caracterizada por vermelhidão e sensibilidade da pele na parte central do rosto. Também pode se manifestar por vasinhos dilatados e pústulas que parecem espinhas.
A condição é mais frequente em adultos de pele clara, e costuma surgir entre os 30 e 50 anos de idade. Afeta 1,5% a 10% da população (dependendo do local estudado).
Algumas pessoas também podem ter alterações oculares, como irritação, ressecamento ou inflamações. Nesse caso, é preciso consultar também um oftalmologista.
Alguns fatores podem agravar a rosácea, como exposição solar, frio, ingestão de álcool, bebidas quentes ou comida apimentada, atividade física intensa e até estresse.
1
Lave o rosto com produtos adequados para o seu tipo de pele. Sabonetes comuns e esfoliantes podem irritá-la. E não esfregue a toalha na hora de secar.
2
Aplique hidratante no rosto. Isso ajuda a pele a reter mais água, evitando irritações.
3
Aplique protetor solar o ano inteiro, inclusive em dias nublados, e use chapéu e guarda-sol ao ir à praia ou piscina.
4
Cuidado ao escolher maquiagens ou tratamentos. É bom evitar produtos com álcool, fragrâncias, ácidos e mentol, entre outros componentes que podem irritar a pele.