Ter hábito de leitura abre diversas portas, seja para a imaginação, o aprendizado ou habilidades linguísticas importantes, como o desenvolvimento da fala e a construção do vocabulário.
Dedicar algum tempo à leitura também pode proporcionar momentos especiais entre pais e filhos. Bastam 10 ou 15 minutos por dia para despertar o interesse pelos livros.
1
Comece cedo
O bebê aprende a língua através da repetição das palavras, por isso não existe "cedo demais". Você pode ler até para o recém-nascido.
2
Seja um exemplo
Se os filhos veem os pais lendo com frequência, é mais provável que eles sejam incentivados a ter o mesmo hábito, ficando, inclusive, um tempo maior longe das telas no futuro.
3
Mude de posição
Enquanto a criança estiver aprendendo a ler, você pode revezar. Comece pedindo que aponte palavras; depois, que leia uma frase, um parágrafo, uma página e assim por diante.
4
Ouça a criança
É fundamental prestar atenção nos interesses particulares da criança, como dinossauros, fadas etc. Isso reforça a ideia de que livro é para conhecer sobre o que elas gostam.
5
Não seja restritivo
Não se preocupe se o pequeno não gostar dos clássicos, ou só aceitar quadrinhos, por exemplo. O importante é que a criança leia.
6
Faça da leitura uma rotina
É importante que exista um horário reservado para a prática, seja antes de dormir ou em salas de espera.
7