Tudo mundo quer ter uma vida longa e saudável. Como conseguir? Uma genética favorável ajuda, mas o nosso comportamento também conta, e muito.
O uso de equipamentos de segurança tem contribuído muito para as pessoas viverem mais, do simples capacete, ao andar de bike, até os equipamentos de proteção individual (EPI), no trabalho.
Mas uma série de estudos tem mostrado que algumas medidas menos óbvias podem ter impacto na longevidade. Quer saber quais?
Faça amigos
Estudos mostram uma ligação clara entre fortes laços sociais e uma vida mais longa. Por isso, reserve tempo para manter contato com as pessoas que fazem você se sentir bem.
“Se amarre”
Pessoas casadas tendem a viver mais que os amigos solteiros. Os pesquisadores dizem que isso é devido ao suporte social e econômico que a vida conjugal fornece.
Cultive a espiritualidade
Segundo a ciência, o comportamento pode ter um efeito positivo sobre o sistema imunológico. Quem se reúne para rezar ou meditar também cria conexões sociais.
Perdoe
Deixar de lado os rancores traz benefícios surpreendentes para a saúde física, como reduzir a pressão arterial e a ansiedade, entre outras condições.
Mantenha um senso de propósito
Fazer algo que traz significado à vida reduz a mortalidade por derrame, doenças cardíacas e outras causas, segundo estudos, e pode diminuir o risco de demência.
Gerencie o estresse