Veja alguns alertas que precisam ser transmitidos aos jovens, e lembrados pelos próprios pais:
1
Não dá para acreditar em tudo o que está na internet. Muita gente usa esse espaço para espalhar falsidades e até cometer crimes.
Aprenda a desconfiar
2
Se o jovem já tem idade para acessar redes sociais, é importante ajustar as configurações de privacidade para restringir o acesso a fotos de perfil e postagens.
Antes de começar
3
Nunca aceite convite de estranhos, e lembre-se que até "amigos de amigos" podem não ser confiáveis.
Cuidado com desconhecidos
4
Fotos e vídeos compartilhados podem fugir do nosso controle. Por isso, evite postar qualquer imagem que possa gerar constrangimento para você ou outras pessoas.
Pense três vezes
5
Informações pessoais, como endereço e rotina diária, também não devem nunca ser postadas nas redes sociais, mesmo que a publicação seja visível só para amigos.
Não conte tudo
6
Aquilo que os adultos acham fofo pode ser fonte de bullying ou até assédio para a criança ou adolescente, como fotos com pouca roupa ou apelidos íntimos.
Aviso aos pais
7
O Controle Parental, presente em sistemas operacionais, roteadores e consoles de jogos, pode ser útil, mas não substitui o papo entre pais e filhos.
Proteção extra
8
Alguns sistemas permitem a localização do aparelho à distância, mas é preciso ajustar as configurações para que o recurso não habilite certos aplicativos a divulgar essa informação.
GPS de filho?
9
Evite usar nomes, data de nascimento ou do time preferido, nem sequências de letras ou números. Evite usar a mesma senha em aplicativos diferentes.
Senha é segredo
10
Antes de sair