Em primeiro lugar, é preciso entender como as gorduras são classificadas. Veja, a seguir, os principais tipos, onde encontrá-los e como consumi-los.
Gordura insaturada: pode ser monoinsaturada ou poli-insaturada; é encontrada em nozes, sementes, óleos vegetais e peixes gordurosos, e ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL).
Gordura saturada: encontrada em alimentos de origem animal, como carne, manteiga, bem como óleo de coco e palma. Deve ser consumida com moderação, pois eleva ocolesterol ruim.
Gordura trans: é obtida a partir de um processo conhecido como hidrogenação, está em alimentos fritos, biscoitos e salgadinhos. Eleva o colesterol ruim e reduz o bom colesterol (HDL).
A seguir, veja alguns exemplos de alimentos que são fontes de gorduras “do bem” e devem fazer parte de uma dieta balanceada.
Azeite extravirgem
Pesquisas mostram que esse óleo ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes. Você pode usá-lo para temperar ou cozinhar.
Peixes gordurosos
Os ácidos graxos do tipo ômega-3 presentes na sardinha, no salmão e na anchova, entre outros, são úteis para o funcionamento do cérebro. Tente consumir duas vezes por semana.
Abacate
Além de ser fonte de ácidos graxos que combatem a inflamação, essa fruta aumenta a sensação de saciedade. Fica ótimo em smoothies, saladas e com a torrada.
Nozes
Estudos mostram que essas oleaginosas diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Tome cuidado com opções no mercado que vêm com açúcar ou outros ingredientes pouco saudáveis.
Sementes
De abóbora, girassol, chia e linhaça, são ricas em ácidos graxos do tipo ômega-3, além de diversos outros nutrientes e fibras. Podem ser adicionadas a iogurtes e saladas.