Órgão mais importante do corpo humano, o cérebro tem um papel preponderante em todas as funções do corpo, por isso precisamos cuidar muito bem dele.
Veja oito erros comuns e possíveis soluções para proteger sua saúde cerebral.
A falta crônica de sono é um fator de risco conhecido para o alzheimer e outras formas de demência. Se você tem problemas para dormir, evite álcool, cafeína e eletrônicos à noite.
1
Dormir mal
Os humanos são programados para o contato social, e quem cultiva conexões consegue adiar o declínio cognitivo. Procure uma atividade que envolva outras pessoas.
2
Se isolar
Tudo o que faz mal para o coração também prejudica o seu cérebro. Por isso, fuja da comida lixo e capriche nas frutas, vegetais, grãos e sementes, que são ricos em antioxidantes.
3
Comer mal
A perda auditiva em adultos mais velhos está associada a problemas cerebrais, talvez porque seja preciso um esforço extra para compreender os sons ao redor.
4
Usar fone com volume máximo
Quanto mais tempo sem exercícios regulares, maior o risco de demência. Meia hora de caminhada rápida no bairro de segunda a sexta já resolve.
5
Ser sedentário
O cigarro pode encolher seu cérebro, além de elevar o risco de derrames e demência. Para largar o tabagismo, procure um especialista.
6
Fumar
Mesmo que você tenha uma dieta saudável, comer demais leva ao excesso de peso, o que também pode ter impacto na saúde cerebral. Reduza as porções.
7
Comer muito
8
Passar muito tempo em ambiente fechado