HIIT é a sigla em inglês para High-Intensity Interval Training, que, em tradução livre, significa treino intervalado de alta intensidade.
O HIIT é um método de treinamento e pode ser aplicado em diferentes tipos de exercícios, como corrida, natação, ciclismo e muitos outros.
Nos treinos de HIIT, também chamados de intervalados, o corpo deve trabalhar acima de 80% da frequência cardíaca máxima na fase mais intensa.
Para descobrir sua frequência cardíaca máxima, o ideal é realizar testes de esforço máximo em laboratórios com supervisão de cardiologistas.
Já a parte do descanso pode ser feita com um intervalo sem nenhum exercício (totalmente sem movimento) ou com movimento em ritmo muito leve, como caminhada.
Vamos usar a corrida como exemplo de HIIT: como método, a pessoa pode, por exemplo, correr 10 séries de 300 metros em seu ritmo máximo e fazer um intervalo de 2 minutos entre cada série.
Entre seus benefícios estão: gasto calórico elevado, efeito prolongado do gasto calórico após o exercício, melhora da capacidade cardiorrespiratória e ganho de força e de resistência muscular.
Exemplos de exercícios em que o HIIT pode ser aplicado: corrida, ciclismo, natação, lutas, como boxe, polichinelos, subir escadas, pular corda, entre outros.