O parkour é uma prática esportiva cujo objetivo é superar obstáculos comuns em ambientes urbanos, como muros, corrimãos, escadas e postes.
A prática não exige equipamentos (além de roupas e tênis confortáveis) e envolve somente as habilidades e capacidades do corpo humano de superar obstáculos físicos.
As influências do parkour vêm de práticas corporais, como ginástica, exigindo condicionamento físico e força. Pode ser praticado individualmente ou em grupo.
O parkour atrai adeptos de todas as idades, desde crianças a adultos, e também é praticado por pessoas com deficiência, como forma de desenvolverem mais força e coordenação motora.
Outros benefícios da prática incluem: melhora do sistema cardiorrespiratório, mais força, equilíbrio e flexibilidade, além de melhor consciência corporal.
O amortecimento durante as quedas e saltos é um dos fatores mais importantes do esporte. Por isso, "saber cair" é um dos primeiros passos ao se aprender o parkour.
Assim como outras modalidades esportivas, o parkour tem diferentes níveis de dificuldade e iniciantes podem se beneficiar com a ajuda de instrutores da prática.
Porém, quem quer começar o parkour por conta, deve buscar informações de qualidade sobre o exercício e suas técnicas e evitar "loucuras".
São meses até aprender razoavelmente a técnica do parkour. É importante começar aos poucos e desenvolver bem os movimentos básicos para evitar quedas e lesões.