Deixe o quarto mais escuro o possível e com temperatura entre 18 e 23 graus. Esse é o ambiente ideal para que o corpo consiga entrar em um estado de relaxamento.
A cafeína demora, em média, seis horas para deixar o corpo e é melhor consumi-la até as 14 h para evitar dificuldades com o sono.
A nicotina tem efeito estimulante e não deve ser consumida por, pelo menos, duas horas antes de dormir.
Apesar de o álcool causar a impressão que ajuda a dormir, esse sono não é reparador. Por isso, consuma bebidas alcoólicas até três horas antes de ir para a cama.
Os cochilos ao longo do dia podem roubar a fome de sono e causar dificuldade para dormir à noite. Portanto, não ultrapasse 30 minutos, nem deixe a soneca para depois das 15 h.
Evite ao máximo fazer qualquer outra atividade na cama que não seja dormir. Nada de ficar acordado vendo TV, assistindo filmes, navegando pelas redes sociais ou comendo.
Tente acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. Isso é importante para regularizar o relógio biológico e melhorar a qualidade do sono.
Tente ir para a cama somente quando estiver com sono. Deitar cedo demais pode trazer mais ansiedade e dificuldades para dormir.