Voltar a praticar atividades físicas depois de contrair o vírus causador da Covid-19 exige atenção e alguns cuidados para evitar problemas de saúde.
Estudos apontam que os efeitos colaterais da doença podem se estender por médio e longo prazo, oferecendo riscos para quem vai começar (ou voltar) a se exercitar.
Quem teve uma versão branda da Covid-19 deve realizar uma consulta médica e exames de rotina para saber se não há riscos de voltar a treinar.
Já quem teve a doença em sua versão mais grave precisa de ainda mais atenção, sobretudo com os pulmões e o coração, que necessitam de exames mais precisos.
Após a liberação médica, procure ajuda de profissionais da educação física, que saberão interpretar as orientações médicas e montar um treino individualizado.
Alguns conselhos importantes são: não treine se você ainda está doente; retome as atividades de forma lenta e gradual; pare de treinar se os sintomas retornarem.
Lembre-se que ouvir os sinais do corpo é fundamental e, se ele não está reagindo da mesma maneira aos treinos, o melhor a fazer é realizar uma nova consulta médica.