Roer as unhas de forma repetitiva pode fazer com que a pele ao redor fique machucada, danificando o tecido de crescimento delas. Resultado: unhas fracas e de aparência anormal.
E mais: quem tem esse hábito pode passar bactérias e vírus da boca para as unhas e vice-versa, ficando mais vulnerável a infecções. Veja seis dicas para quem quer parar de roer unhas.
Mantenha as unhas curtas
Unhas aparadas e menores têm menos área para morder e, consequentemente, acaba diminuindo a tentação.
1
Use esmaltes com gosto amargo
Existem no mercado esmaltes fabricados para quem quer parar de roer as unhas. O objetivo é, através do gosto horrível e amargo, desencorajar o hábito.
2
Unhas bonitas ou protegidas
Pintar as unhas, deixando-as mais “bonitas”, pode diminuir a propensão a mordê-las. Outra alternativa é cobrir as unhas com fitas ou usar luvas.
3
Substitua por um bom hábito
Procure outra atividade quando der vontade de roer as unhas, que ocupe as mãos. Mas nada que encuque demais, porque senão, já viu, né?
4
Identifique seus gatilhos
O ato de roer as unhas pode ter gatilhos físicos, como uma cutícula aparente, ou emocionais, como tédio, estresse ou ansiedade. Conhecer os gatilhos pode ajudar a parar.
5
Pare aos poucos
É recomendável que parar de roer as unhas seja feito de forma gradual. Tente parar de roer a unha de um dos dedos, por exemplo. Vá aumentando a quantidade até chegar em todos os dedos.
6