Miopia é um "erro de refração" que faz com que a pessoa não consiga enxergar claramente os objetos que estão longe.
Todo míope sofre duas alterações: aumento da curvatura da córnea (a lente externa do olho) e do comprimento axial (a distância entre a córnea e a retina).
Isso faz com que as imagens sejam formadas na frente e não sobre a retina, uma película no fundo do olho que é sensível à luz.
A predisposição à miopia é herdada de um dos pais, ou de ambos. Mas fatores ambientais têm feito a condição explodir no mundo. Quer saber por quê?
Crianças que passam muito tempo em ambientes fechados têm maior risco de desenvolver miopia.
É que atividades ao ar livre fazem os olhos se ajustarem a diferentes distâncias e níveis de luminosidade.
A exposição ao sol também estimula a produção de dopamina, hormônio do bem-estar, que ajuda a controlar o crescimento axial (distância entre a córnea e a retina) na criança.
Para piorar, o uso de tecnologia causa uma dificuldade temporária de enxergar à distância, que se torna permanente se a criança não alterna as telas com atividades ao ar livre.
Pessoas com alto grau de miopia são mais vulneráveis a problemas graves, como deslocamento da retina e glaucoma, por isso é preciso ir com frequência ao oftalmologista.
Se a criança tem dores de cabeça, quer sentar muito perto da TV e tem dificuldade para se concentrar na aula, pode ser que ela precise de óculos.