Enxerga mal o que está longe (miopia), o que está perto (hipermetropia) ou embaralhado (astigmatismo)? Basta consultar o oftalmologista e usar óculos ou lentes para resolver.
Óculos
Se precisa segurar o que vai ler longe do rosto, pode ser presbiopia, comum em quem tem mais de 40 anos. A solução é a mesma: consulta e óculos. Se já usava, pode optar por lentes multifocais.
Essas letrinhas...
Causada por alguns tipos de vírus, a conjuntivite viral geralmente não é grave. Contagiosa, se alastra em locais lotados. Pode desaparecer sozinha, mas, se os sintomas forem preocupantes, é preciso consultar um médico.
Conjuntivites virais
Essas lentes podem provocar diminutos arranhões na superfície do olho, facilitando a entrada de microrganismos e infecções na córnea.
Dormir com elas aumenta o risco!
Dormir com lentes de contato
Vírus (herpes), bactérias e fungos não precisam que você use lentes para causar uma infecção.
Colírios e medicamentos ajudam, mas o melhor é a prevenção. Nada de expor os olhos ou tocar neles.
Infecção no olho
A condição surge com o envelhecimento. O cristalino, a lente do olho, fica embaçada e bloqueia a luz. 51% dos casos mundiais de cegueira se devem à catarata. É tratada através de cirurgia.
Catarata
A condição é provocada por pressão aumentada nos olhos, que danifica o nervo óptico. De evolução lenta e de início imperceptível, requer monitoramento constante do oftalmologista, pois compromete a visão.
Glaucoma
Diabetes tipo 1 ou 2 podem causar retinopatia diabética e perda de visão. Muitos a perdem sem saber que são diabéticos. Por isso, diagnóstico e acompanhamento médico são fundamentais.
Diabetes
A condição pode causar pequenos derrames no olho. Não há dor, mas a pessoa acorda com a visão embaçada. Pessoas 50+ hipertensas precisam se examinar regularmente.
Hipertensão
Níveis contínuos de estresse elevado podem afetar a visão. Adotar um estilo de vida saudável, não abusar das telas, praticar meditação e exercícios é fundamental.
Estresse