Cerca de 10% da população brasileira tem diabetes, proporção que vem crescendo nos últimos anos. Estima-se que um em cada dois adultos desconheça o diagnóstico.
Os sintomas clássicos, ou mais comuns, do diabetes são:
- sede excessiva (polidipsia)
- aumento da frequência urinária, principalmente à noite (poliúria)
- aumento do apetite (polifagia)
Conheça, a seguir, outros sintomas menos conhecidos, que podem ser confundidos com outras doenças e que, muitas vezes, já sinalizam algumas complicações causadas pelo excesso de açúcar no sangue.
Perda de peso sem razão aparente
A pessoa emagrece apesar de estar se alimentando bem, e pode até perder músculo, já que as células deixam de receber a quantidade adequada de glicose.
1
Sangramentos na gengiva
A periodontite (ou doença gengival) pode ser um sinal precoce de diabetes tipo 2.
2
Sensações estranhas nos pés ou nas mãos
Parte das pessoas já apresenta algum tipo de dano nos nervos ao receber o diagnóstico. Isso pode se manifestar como formigamentos ou perda de sensibilidade.
3
Feridas que não melhoram
O excesso de açúcar no sangue interfere na cicatrização. Se a pessoa estiver com a sensibilidade alterada, um machucado no pé pode virar uma grave infecção.
4
Visão embaçada
O excesso de glicose no sangue causa um inchaço do cristalino (lente do olho), o que faz mudar a sua forma e flexibilidade, diminuindo a capacidade de foco.
5
Cansaço sem razão aparente
Na pessoa com diabetes, as células do corpo não recebem a quantidade adequada de glicose, por isso há falta de energia.
6
Infecções de repetição
O diabetes não diagnosticado ou tratado pode levar a infecções frequentes na bexiga (cistite), nos rins (pielonefrite) ou na pele.
7
Manchas escuras
Chamadas de acantose nigricante, podem aparecer em dobras de pele, como no pescoço ou na axila, e sinalizam resistência à insulina
8