Desde o início da pandemia o distanciamento social tem sido um problema para a mobilidade, já que o isolamento limitou as atividades ao ar livre e em academias.
Como consequência, muitas pessoas se viram mais distantes das atividades físicas, desenvolvendo comorbidades e problemas de saúde relacionados ao sedentarismo.
A pandemia ainda não passou, mas já é possível realizar algumas atividades. Se você ficou muito tempo sem treinar e agora pretende voltar, alguns cuidados são importantes.
Tanto ao ar livre quanto em academias, as regras de distanciamento e cuidados permanecem; portanto, continue seguindo os protocolos, como uso de máscara e álcool 70.
Não tente voltar aos treinos no ritmo que estava quando parou; o ideal no retorno após muito tempo é praticar exercícios leves, como caminhadas, ou com pouco peso.
A OMS recomenda ao menos 150 minutos de exercícios aeróbicos leves e moderados por semana ou 75 minutos de atividade intensa, além de pelo menos duas sessões semanais de treino de força.
Dessa forma é importante fracionar o treino em pelo menos três vezes por semana, de forma que seja possível realizar os exercícios sem gerar sobrecarga nos músculos e articulações.
O ideal, para quem teve Covid-19, é realizar uma consulta antes de voltar ao exercício para avaliar o funcionamento do coração e dos pulmões.
Por fim, além de consulta médica, é sempre importante ter o acompanhamento de profissionais da educação física para que os exercícios sejam praticados de forma correta.