Você sabia que quase todas as mortes doenças e deficiências causadas pela hipertensão são evitáveis mas muita gente não faz o necessário para manter a pressão sobre controle.
Estima-se que um quarto dos brasileiros adultos tenham hipertensão arterial e, o mais preocupante, 17% das crianças e adolescentes já sofrem com a doença. A prevalência é maior em idosos, pessoas negras e quem tem diabetes.
Preste atenção nessas três questões muito importantes:
1º) Meça a pressão em casa. Escolha um medidor automático confiável. No médico ou na farmácia a pressão pode ficar mais alta por conta da tensão. Esvazie a bexiga com antecedência, espere pelo menos 30 minutos depois de ter praticado atividade física, fumado ou bebido cafeína e fique sentado por cinco minutos antes de medir.
3º) Ttrate a causa. A genética tem um papel importante, mas mais da metade das causas tem a ver com hábitos não saudáveis, como estilo de vida sedentário, alimentação inadequada, peso acima do normal, excesso de álcool, ou apneia do sono não tratada.
3º) Para terminar, tome seus medicamentos. Se for necessário usar remédios não falhe no esquema terapêutico. Embora a pressão alta frequentemente não cause sintomas, seus efeitos podem ser muito graves e é por isso que você tem que fazer o tratamento corretamente.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr