3 dicas infalíveis para cuidar da sua postura

A má postura pode impactar na realização de atividades simples e afetar a qualidade de vida

Milena Alvarez Publicado em 17/10/2022, às 09h00

A má postura pode gerar diversos quadros de dor, incluindo doenças ósseas e articulares - iStock

“Doutor, como que eu cuido da minha postura?”

Cuidar da postura corporal não é apenas uma questão estética, é ter atenção à qualidade de vida também. A má postura pode gerar diversos quadros de dor, incluindo doenças ósseas e articulares e, com o passar do tempo, começa a causar limitações na realização de tarefas simples, como pegar um simples objeto no chão.

Além disso, a postura pode influenciar a forma como os outros nos veem. Por exemplo, uma postura arqueada pode ser vista como a de uma pessoa desleixada, o que não é o caso na maioria das vezes. Veja algumas dicas importantes para garantir a saúde da sua postura:

1. Atenção à posição do computador

Se você trabalha em frente a um computador, vale elevar a tela até a linha do seu olhar para evitar o arqueamento da coluna e a projeção da sua cervical para a frente.

Confira:

2. A postura na hora de dormir também importa

Ter atenção à posição do sono pode ajudar na melhora postural e na redução de quadros de dor.  Se você dorme de lado, utilize um travesseiro entre as pernas, se dorme de abdômen para cima, utilize o acessório abaixo dos joelhos e, para ambas as posições, tenha atenção à altura do travesseiro para que a sua cervical fique sempre bem acomodada, preservando um bom alinhamento.

3. Invista em exercícios de fortalecimento

É necessário lembrar da importância da prática de exercício físico, principalmente os de alongamento e mobilidade. Aqueles que envolvem fortalecimento muscular contribuem muito para a manutenção postural de uma maneira mais fácil e natural.

saúde postura tira dúvidas

Leia também

Por que confundimos dor nas costas com dor no rim? Médica explica


Qual é a melhor posição para dormir?


7 alongamentos para aliviar dores nas costas e no corpo


Problemas na coluna impedem a prática de atividades físicas?