Redação Publicado em 18/08/2022, às 09h00
“Doutor, vou viajar de avião e tenho receio de trombose; como evitar?”
Em viagens muito longas, em que ficamos sentados em uma mesma posição por muito tempo, pode haver uma piora da circulação de sangue, o que eleva o risco de trombose.
O sistema venoso é programado para trazer o fluxo de sangue de volta para a circulação, de baixo para cima. A grande protagonista desse sistema é a panturrilha, conhecida como o "coração das pernas". Ela funciona como uma grande bomba, ejetando o sangue em direção ao pulmão, para ser reoxigenado e redistribuído pelo coração.
Sempre que temos uma situação em que a panturrilha não trabalha direito, o sangue se acumula nas pernas, não tendo um retorno adequado. Isso eleva a retenção de líquido, o inchaço e a sensação de pernas pesadas e cansadas, sinais de que a circulação não está adequada.
Como o pé é o mais distal (a parte mais afastada do tronco), é o primeiro a sentir o reflexo da retenção de líquidos, devendo ser ele o sinal maior de alerta de que algo não vai bem.
Confira:
Veja algumas medidas que podem ser adotadas durante esses deslocamentos para impedir o aparecimento da trombose:
Se a pessoa é alguém que apresenta outros problemas de saúde, como pressão alta, hipotireoidismo ou muitas varizes nas pernas, é uma boa ideia conversar com o médico antes de fazer uma longa viagem de avião.