Você acredita que beber um pouquinho de álcool todo dia não faz mal para sua saúde? Pois cada vez mais estudos têm mostrado que não é bem assim.
Uma revisão recente, por exemplo, avaliou os hábitos e a saúde de 5 milhões de pessoas e mostrou que consumir um pouco de bebida alcoólica todo dia não protege contra doenças do coração nem aumenta a longevidade, como muita gente acredita.
O estudo avaliou doses baixas, de 25 mg para mulheres e de 45 mg para homens. Só para você ter uma ideia, uma latinha de cerveja, assim como um cálice de vinho ou um shot de destilado têm cada um, cerca de 14 mg de álcool.
Essas doses baixas, ainda segundo o estudo, podem até aumentar o risco de morte. No ano passado, pesquisadores britânicos avaliaram dados de 400 mil pessoas e também concluíram que mesmo pequenas doses diárias de álcool fazem mal.
Segundo esses novos trabalhos, a ideia é beber menos para viver mais.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr