Redação Publicado em 19/08/2021, às 09h00
“Não me dou bem com a pílula e tenho medo de colocar algo internamente. Sou casada e não uso camisinha. O que eu faço para prevenir gravidez?”
Jairo Bouer começa brincando: “A gente não tem uma solução mágica”. O médico explica que a pílula anticoncepcional é uma das alternativas mais eficazes para a prevenção de uma gestação indesejada.
“Mas existem outros métodos hormonais. Você pode tentar injeções mensais, injeções trimestrais, adesivos que são colocados na pele ou até implantes subcutâneos, mas todos eles têm hormônios. Então, se você não se dá bem com hormônio, essa é uma questão que você tem que conversar com o seu ginecologista”, diz Jairo.
Confira:
Ele ainda acrescenta que, às vezes, trocando de método ou tipo de hormônio, a pessoa pode até se adaptar à nova alternativa. Mas, se a seguidora realmente não quiser usar nada disso e nem colocar o DIU (Dispositivo Intrauterino), talvez seja a hora de pensar nos métodos de barreira, como a camisinha ou, eventualmente, o diafragma, junto com uma geleia espermicida.
De toda forma, o ideal é conversar com um ginecologista e discutir a melhor opção.
Ouça o conselho completo: