Seguidor quer saber se existem outros sinais de que a pessoa está depressiva para além da tristeza e do desânimo
Redação Publicado em 22/03/2022, às 09h00
“Doutor, quais outros sintomas alguém com depressão pode ter além de tristeza e desânimo?”
De fato, tristeza, desânimo e falta de motivação são os sintomas mais comuns de um quadro depressivo. Porém, algumas pessoas podem apresentar o que chamamos de “depressão atípica”, na qual outros sinais – que não esses mais frequentes – podem ser até mais evidentes.
Por exemplo, começar a comprar compulsivamente, passar a beber muito álcool ou abusar de outras drogas são comportamentos que tendem a aparecer como uma forma de aliviar a tristeza.
Esquecimento, falta de atenção e de concentração, irritabilidade, dores no corpo, de cabeça ou nas costas, compulsão alimentar e, como consequência, o aumento de peso, também podem ser sinais da depressão.
Muitas pessoas que começam a fumar ou passam a consumir cigarro em excesso podem estar usando a nicotina para mascarar os sintomas depressivos. Além disso, existem também aqueles que não se cuidam devido à baixa autoestima provocada pela depressão.
Ao notar que está enfrentando algum ou vários desses sintomas, não deixe de procurar ajuda médica – de preferência, de um psiquiatra.
Confira:
A primeira coisa a se fazer é cobrar menos e ter mais paciência com quem está deprimido. É importante, de alguma forma, mostrar estar ali ao lado, dando apoio e ajudando no que for preciso.
Caso a pessoa esteja com dificuldade de procurar terapia, por exemplo, é importante facilitar esse caminho. Assim como, se ela não quiser tomar o remédio que tenha sido recomendado pelo psiquiatra, é fundamental reforçar a importância de se cuidar.
No fim das contas, é estar ao lado, mostrar-se disponível para dividir afeto e carinho, além de não cobrar a pessoa o tempo inteiro e, muito menos, negar o que ela está sentindo.
Terapia para insônia pode evitar depressão grave em idosos
46% dos brasileiros dizem ter algum problema de saúde mental
Qual o melhor remédio para tratar a depressão?
4 mitos sobre a depressão pós-parto