Seguidor quer saber quais as melhores opções para baixar os níveis de colesterol
Redação Publicado em 22/06/2022, às 09h00
"Doutor, além do remédio, o que pode ajudar a reduzir o colesterol?"
Primeiro, é importante lembrarmos que o colesterol tem origem em duas fontes diferentes. A principal delas é o fígado, responsável por produzir toda a quantidade necessária para o corpo.
O restante do colesterol vem de alimentos, como carnes, laticínios e, sobretudo, de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas e trans, que induzem o fígado a fabricar mais colesterol. Essa produção adicional pode elevar o colesterol de um nível normal para um que não é saudável.
Assim, o colesterol considerado "ruim" pode se acumular nas artérias e nos vasos sanguíneos, trazendo riscos para a saúde, como maiores chances de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral (AVC).
O corpo produz naturalmente todo o colesterol de que precisa. Porém, um estilo de vida não saudável faz o organismo fabricar essa substância em uma quantidade bem maior. Comportamentos que podem afetar negativamente os níveis de colesterol incluem:
Confira:
Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol:
Do ponto de vista dietético, a melhor maneira de diminuir o colesterol é reduzir a ingestão de gordura saturada e de gordura trans. A American Heart Association recomenda limitar a gordura saturada a menos de 6% das calorias diárias, bem como minimizar a quantidade de gordura trans.
Reduzir essas gorduras significa limitar o consumo de carne vermelha e de produtos lácteos feitos com leite integral, mas, principalmente, de alimentos industrializados, processados e ultraprocessados. Além disso, também é preciso diminuir as frituras. O ideal é ter uma alimentação rica em frutas, legumes, grãos integrais, aves, peixes, nozes e óleos vegetais, limitando também bebidas e alimentos adoçados.
Fazer pelo menos 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana, como caminhada, natação ou ciclismo, é suficiente para diminuir tanto o colesterol quanto a pressão alta.
Fumar cigarro convencional ou o eletrônico também reduz o colesterol "bom". Além disso, se uma pessoa tem níveis elevados e fuma, o risco de doença cardíaca coronariana aumenta ainda mais. Ao parar de fumar é possível diminuir o colesterol "ruim" e aumentar os níveis do "bom".
Estar acima do peso ou com um quadro de obesidade tende a aumentar o colesterol "ruim" e diminuir o "bom". Segundo a American Heart Association, uma perda de peso de apenas 5% a 10% pode ajudar a melhorar os níveis dessa substância.
Álcool pode ser mais perigoso para o coração do que se pensava
13 malefícios que o fast-food faz ao seu corpo
6 maneiras de deixar o coração saudável, segundo especialistas
Quais alimentos fornecem gordura saudável?