"Doutor, tenho 41 anos e nunca fiz sexo. só toquei nas partes íntimas de outra pessoa. Eu ainda sou virgem?"
Esse conceito de virgindade é uma questão meio polêmica, cada um tem a sua definição. Para muita gente, no senso geral, deixar de ser virgem significa já ter tido uma relação sexual com penetração com alguém. Esse é o conceito clássico, mas eu acredito que se você já teve momentos de mais intimidade, se já ficou, por exemplo, em outras práticas em que entra em contato mais próximo com o corpo da outra pessoa, para mim você "já inaugurou", já iniciou sua vida sexual.
No seu caso, você nunca fez sexo com penetração, nunca fez preliminares, teve uns momentos discretos de intimidade com outras pessoas ou com uma outra pessoa. Então se isso é importante para você, se esse conceito é importante, então talvez você ainda não tenha iniciado sua vida sexual.
Portanto, no conceito mais amplo, talvez você ainda seja virgem. Mas a pergunta mais importante é: isso está te incomodando? E se está te incomodando, que tal conversar com terapeuta sobre esse tema?
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr