Assédio moral: o melhor caminho é pedir demissão do emprego?

A leitora relata ter sofrido assédio moral durante o home office e sentir receio de retomar o trabalho presencial

Redação Publicado em 01/02/2021, às 09h00

O assédio moral é uma forma de relacionamento muito danosa para a saúde mental - iStock

"Fui vítima de assédio moral por parte do meu chefe durante o home office e agora estou com medo de voltar ao escritório. Penso até em me demitir. O que você acha?"

Eu acho que essa situação de muita gente ter ido para home office durante a pandemia fez com que as relações de trabalho também se transformassem. Então alguns chefes que antes eram muito tranquilos e líderes que administravam muito bem a relação com seus subordinados podem ter passado por situações de estresse, cobrança, e descarregaram tudo isso em cima dos colaboradores. 

De qualquer forma, isso não justifica o assédio moral, que é uma forma de relacionamento muito danosa para a saúde mental da pessoa e mesmo para o rendimento do trabalho no dia a dia do escritório, físico ou à distância. 

No seu caso, eu não me demitiria, mas buscaria apoio dos meus colegas, amigos e familiares, ou até mesmo legal, a fim de me fortalecer para encarar essa situação. Isso significa contar na empresa, levando às instâncias superiores, o que aconteceu e por que você está com receio de voltar a trabalhar com esse chefe.

trabalho assédio moral assédio

Leia também

Bárbara Labres relembra assédio no início da carreira; como combater o problema?


Assédio nas redes sociais: saiba o que fazer


Assédio moral gera círculo vicioso, segundo pesquisa


Competição poderia explicar assédio?