Atrofia vaginal pode atrapalhar o sexo na maturidade?

Dúvida da Silvana: Jairo, tenho 72 anos, não pude fazer reposição hormonal por critério médico e minha vagina atrofiou. Meu marido diz que está muito

Jairo Bouer Publicado em 31/10/2020, às 11h00

-

Dúvida da Silvana: Jairo, tenho 72 anos, não pude fazer reposição hormonal por critério médico e minha vagina atrofiou. Meu marido diz que está muito esquisito. Será que sexo acabou para mim?

Dr. Jairo Bouer: Olha só Silvana, em primeiro lugar fiquei muito feliz de receber sua dúvida, que mostra para a gente uma coisa que a gente sempre diz aqui: a sexualidade, a vida sexual, o desejo da gente pode continuar e permanecer pela nossa vida toda. Então é muito legal, aos 72 anos, você estar preocupada com seu desejo, com sua vida sexual.

Hoje, se você procurar um ginecologista, você vai ver que ele vai discutir com você a possibilidade de uso de uma substância hormonal não absorvível que é colocada no canal vaginal. Junto com isso, existe a possibilidade de usar, em associação, hidratantes vaginais que têm ácido hialurônico, e eles melhoram também o aspecto geral e a saúde da mucosa vaginal, então isso é importante, e existe ainda a possibilidade do uso de laser para diminuir os impactos da atrofia vaginal.

Por isso é muito legal que você busque ajuda de um ginecologista e discuta com ele o quanto essa limitação está atrapalhando a sua vida sexual, e, juntos, vocês pensem em um melhor método, na melhor associação de possibilidades para você.

 

Veja também:

 

Saiba mais:

Novo amor após a menopausa? Veja que cuidados tomar

Como lidar com os sintomas da menopausa?

sexo menopausa ginecologista atrofia vaginal reposição hormonal tira dúvidas

Leia também

Como lidar com os sintomas da menopausa?


Novo amor após a menopausa? Veja que cuidados tomar