Neste Dose de Responsabilidade versão podcast, o tema é: será que consumir uma dose de bebida alcoólica a cada dia é um hábito benéfico para a nossa saúde?
A verdade é que este é um velho mito que precisa ser desfeito. Em geral, os especialistas recomendam que as pessoas não consumam álcool todos os dias. Por quê? Porque mesmo em doses pequenas, a ingestão diária e crônica pode causar alguns prejuízos.
Entre os impactos negativos, Jairo Bouer cita o aumento da tolerância ao álcool:
Quando a pessoa bebe todos os dias, ela precisa beber doses cada vez maiores para obter os mesmos efeitos. Isso pode levar ao consumo abusivo de álcool, algo que eleva o risco de diversas doenças."
Outro ponto importante é que beber todo dia pode levar ao aumento de peso, ou à dificuldade de perder peso. Qualquer tipo de álcool, seja o da cerveja, do vinho ou do destilado, fornece calorias, o que envolve o risco de acumular gordura.
Confira:
O consumo diário, principalmente de grandes quantidades, pode atrapalhar o funcionamento do nosso sistema nervoso, e também do nosso sistema imunológico e endocrinológico, e isso tudo gera impactos à saúde física e mental.
Assim, beber todo dia não é boa ideia. E vale acrescentar que o consumo de álcool à noite pode comprometer a qualidade do sono, o que tem impacto na qualidade de vida, bem-estar e produtividade no trabalho.
Para saber mais sobre este assunto, confira o site DrinqIQ.
Ouça a resposta completa:
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin