Camisinha escapou no meio da relação; tem risco de gravidez?

Seguidora diz que parceiro não ejaculou e ela não estava no período fértil

Dr. Jairo Bouer Publicado em 21/08/2023, às 18h00

A camisinha é bastante eficaz, mas alguns acidentes podem acontecer - iStock

Doutor, tive relação com meu namorado e, no meio, ele percebeu que a camisinha tinha escapado, ficando mais que a metade em mim e o restante para fora. Ele tirou na hora e não ejaculou, e eu não estava no período fértil. Tem risco?

Você não estava no período fértil, e ele não ejaculou. Ele retirou o preservativo assim que percebeu que tinha escapado, e parte da camisinha tinha ficado dentro da sua vagina. Então você está coberta, você está protegida.

Acidentes como esse podem acontecer e se você estivesse no período fértil, ou se ele tivesse ejaculado e parte do sêmen tivesse vazado para dentro da vagina, você correria risco de engravidar. Nesse tipo de situação seria importante se comunicar com o ginecologista e usar a pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez indesejada.

A camisinha é um método efetivo, ele protege muito bem, mas caso aconteça um acidente de percurso é muito importante pode contar com métodos adicionais, como a pílula do dia seguinte.

Você sabe como colocar de maneira correta? Não sabe? Então, preste atenção nas dúvidas mais frequentes sobre esse tema!

1-Qual a diferença entre camisinha interna e externa?

A interna é aquela colocada diretamente dentro da vagina. Antigamente ela era conhecida como camisinha feminina. Ela é maior do que a interna, pode ser colocada bem antes da relação, e seu ajuste final acontece no momento da penetração. Já a externa, chamada antigamente de masculina, é aquela colocada ao redor do pênis momentos antes da penetração acontecer. A proteção das duas, quando a colocação é feita de maneira correta, é semelhante.

2-Duas camisinhas juntas aumentam a proteção?

Não! Você não precisa e não deve usar duas ao mesmo tempo. Duas camisinhas (uma interna e uma externa ou, ainda, uma externa em cima de outra) aumentam o atrito e podem elevar o risco das camisinhas se romperem. Uma só camisinha bem colocada, antes do início da penetração já garante proteção.

3-Quais os principais erros na hora de colocar?

Rasgar a embalagem com os dentes (o que pode danificar a camisinha), usar camisinha com data de validade vencida ou sem o selo de garantia do Inmetro, só colocar a camisinha depois que já começou a penetração (só para evitar a ejaculação), deixar bolhas de ar entre o pênis e o preservativo (isso também aumenta o risco de ruptura) e deixar vazar sêmen na hora de retirar (depois de ejacular o melhor é retirar logo para evitar risco de vazamento).

sexo camisinha gravidez risco

Leia também

Errei o lado da camisinha, corrigi e a usei; há risco de gravidez


IST: corte durante a depilação pode aumentar risco?


Métodos naturais para prevenção de gravidez funcionam?


Com a pílula anticoncepcional, ejacular dentro ainda traz algum risco?