Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Camisinha interna também pode ser usada no sexo anal?

A camisinha interna (ou feminina) evita o contato direto entre as secreções do pênis e da vagina ou ânus - iStock
A camisinha interna (ou feminina) evita o contato direto entre as secreções do pênis e da vagina ou ânus - iStock

Redação Publicado em 24/07/2021, às 09h00

Doutor, a camisinha interna também pode ser usada no sexo anal?

Primeiramente, é importante explicar o que é o preservativo interno. Na verdade, esse é o nome mais correto para o que antigamente se chamava camisinha feminina. Ele é conhecido como interno porque pode ser colocado tanto dentro da vagina como dentro do ânus. Portanto, realmente é uma alternativa ao preservativo externo (ou masculino).

Como utilizar no sexo anal?

No caso do sexo vaginal, ele é colocado momentos antes da relação sexual – podendo ser introduzido até oito horas antes – e o ajuste final acontece na penetração.

O mesmo ocorre no sexo anal. Esse tipo de preservativo pode ser colocado momentos antes da relação sexual e o ajuste mais completo é realizado na hora da penetração. 

Confira:

Assim, a camisinha feminina ou interna também pode ser usada no sexo anal. Vale lembrar que é bacana utilizá-la junto a um lubrificante à base de água, apesar de ela já ter uma lubrificação própria. 

Além disso, é importante ter em mente também que tanto o preservativo interno quanto o externo só podem ser utilizados uma única vez. Ou seja, usou, jogou fora. Na dúvida, leia corretamente as instruções de uso presentes na embalagem. 

Pode usar a interna e a externa juntas?

Não! Em vez de dar mais segurança, o atrito das duas camisinhas aumenta as chances delas se romperem. Então, o melhor a se fazer é escolher uma das duas para usar e, quem sabe, revezar: um dia usam a interna (feminina) e no outro a externa (masculina).