Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

A camisinha sempre fica presa na vagina; tem risco de gravidez?

Na hora de usar a camisinha, um dos erros mais comuns é tentar abri-la com os dentes - iStock
Na hora de usar a camisinha, um dos erros mais comuns é tentar abri-la com os dentes - iStock

Redação Publicado em 21/04/2022, às 09h00

“Doutor, toda a minha vida, quando transo com a minha parceira, não consigo ejacular e, na hora de remover o pênis, a camisinha sempre fica presa na vagina. Eu automaticamente vejo e retiro a camisinha. Tem risco de engravidar?”

Nesse procedimento, se o homem tivesse ejaculado, no momento em que a camisinha fica presa dentro da vagina, pode vazar um pouco de esperma no canal vaginal e, consequentemente, haveria o risco de gravidez.    

Quando o homem não ejacula, as chances de acontecer uma gestação são menores. Ela só existe se, eventualmente, escaparem alguns espermatozoides – mesmo antes dele ejacular – no chamado líquido pré-ejaculatório, por exemplo. 

Ou seja, no momento da relação sexual, esse fluido pode acabar levando os espermatozoides para dentro da camisinha, ela escapa do pênis e, eventualmente, esses espermatozoides teriam acesso à vagina. Mas esse é um caminho muito longo e, por ser uma quantidade muito pequena de espermatozoides, o risco é praticamente inexistente.

Além disso, é importante procurar saber o porquê da dificuldade de ejacular e qual a razão para a camisinha estar escapando sempre. Talvez a primeira dificuldade esteja relacionada com a ansiedade e a segunda com uma má colocação ou tamanho inadequado do preservativo.

Confira:

9 erros comuns ao usar a camisinha

camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existe e o único que, além de prevenir a gravidez indesejada, ainda evita as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, é importante saber usá-la da forma correta para evitar acidentes. 

Além da reutilização do preservativo masculino, confira outros nove equívocos comuns na hora de usar a camisinha:

  1. Esperar para colocar o preservativo depois que a relação sexual já começou;
  2. Tirar a camisinha antes de a relação terminar;
  3. Não usar proteção para fazer sexo oral;
  4. Colocar a camisinha do avesso, tirar e usar a mesma (mas dessa vez do lado certo);
  5. Usar objetos pontiagudos ou o próprio dente para abrir a camisinha;
  6. Não checar a data de validade;
  7. Usar uma camisinha do tamanho maior que o necessário;
  8. Guardar o preservativo na carteira ou em locais expostos ao calor;
  9. Usar óleos, cremes ou vaselina junto com a camisinha (a regra é usar só lubrificante à base de água).

Outras recomendações

Não se esqueça que é preciso tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto ele é desenrolado sobre o pênis.

Outro detalhe importante é tirar o pênis da vagina antes que amoleça para evitar que o sêmen vaze de dentro da camisinha.

E um lembrete para quem é precavido demais: usar duas camisinhas ao mesmo tempo pode aumentar o risco de rompimentos, por isso não é recomendável. Por fim, nunca é demais lembrar que a camisinha feminina é outra alternativa para o sexo seguro.