Redação Publicado em 14/02/2023, às 09h00
É verdade que câncer de mama só dá em pessoas que já têm casos na família?
Isso é um mito. Uma em cada oito mulheres vai enfrentar o câncer de mama em algum momento da vida, segundo pesquisas. Algumas vezes, a doença pode surgir até mesmo em mulheres jovens.
Quem tem casos na família, para alguns casos de câncer de mama, está sob risco maior. Mas isso não significa que a doença não possa surgir em alguém que não tenha nenhuma história familiar da doença.
Existem outros mitos relacionados ao risco desse tipo de câncer, como a ideia de que desodorante causa a doença, ou que o câncer pode se desenvolver após alguma batida no peito. Não há nenhuma evidência que comprove essas afirmações.
Vale lembrar, também, que o autoexame da mama é importante, mas não substitui, de forma alguma, a mamografia. Esse exame está indicado a partir dos 40 anos, para quem não possui câncer de mama na família, e a partir dos 25 anos, para mulheres com histórico familiar da doença.
Faça seu acompanhamento com o ginecologista anualmente, porque o câncer de mama tem cura, e quanto antes ocorrer o diagnóstico, melhor.