Combinar pílula e outros remédios faz mal?

Jairo Bouer explica as consequências de se misturar pílula anticoncepcional com outros medicamentos

Redação Publicado em 26/05/2021, às 08h00

É importante ler a bula das medicações ou conversar com um médico antes de usá-las - iStock

Jairo Bouer responde à dúvida da seguidora dizendo que a pílula anticoncepcional é um medicamento de uso contínuo e de longo prazo. Logo, toda vez que a mulher está tomando pílula e precisa tomar outro tipo de remédio, o ideal é conversar com o médico para saber se existe alguma interação.

“O problema da interação de remédios é que, às vezes, eles potencializam um o efeito do outro. Ou, se eles têm um processo de metabolização no fígado, por exemplo, isso pode interferir e aumentar ou diminuir os níveis de hormônio que você tem na sua pílula”, explica o médico. “Um clássico, que as mulheres têm muito receio e que muito se fala sobre esse assunto, é a interação da pílula com alguns antibióticos. De fato, alguns deles podem interferir nos níveis de hormônio, mas são poucos”.

Jairo ainda ressalta que outros medicamentos, como anti-inflamatórios e remédios para dor, têm interação muito pequena com o anticoncepcional. “Mas, como você não é obrigada a saber de nada disso, primeiro leia a bula, porque ela mostra quais são os principais riscos e as principais interações. E lembre-se: tomar remédio por conta própria nunca é uma boa medida. Na dúvida, sempre ligue para o seu médico”.

Veja:

antibiótico anticoncepcional pílula

Leia também

Posso engravidar com coito interrompido e pílula do dia seguinte?


Quais são as vantagens do anticoncepcional, além de evitar gravidez?


É possível engravidar menstruada? Veja essa e outras dúvidas


Conheça três benefícios da pílula, além de evitar a gravidez