Redação Publicado em 02/10/2021, às 12h00
Já sabemos que a bebida alcoólica em excesso pode trazer diversos problemas e, inclusive, já demos algumas dicas de como tentar reduzir o consumo. Mas o que fazer quando o problema está em algum parente próximo, como pai ou mãe?
“Não é incomum que a gente perceba que o pai ou a mãe tem dificuldade com o consumo de bebida e, muitas vezes, ficam décadas dessa forma mas não admitem que tem um problema. Eles acham que aquele padrão faz parte do estilo de vida deles, que é natural e que eles não estão sendo prejudicados”, explica Jairo.
Porém, em muitas situações o consumo muito frequente ou exagerado pode, sim, trazer grandes prejuízos. De acordo com Jairo, se a pessoa bebe com uma frequência muito alta, ou esporadicamente mas perde o controle e exagera na quantidade, pode trazer dificuldade e problemas para a vida da pessoa e para seus relacionamentos.
Primeiramente, é importante ressaltar que quando alguém admite que tem problema com álcool, já está abrindo uma porta que permite que as outras pessoas a ajudem.
Logo, Jairo Bouer enfatiza que o primeiro passo para começar essa ajuda é ter uma escuta empática, ou seja, ouvir o que a pessoa está falando e tentar entender a dificuldade, mas sem julgamentos. A partir disso, você pode conduzir a pessoa para um tratamento, como terapia, grupos de apoio, medicamentos, etc.
Ouça o conselho completo: