Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Tem como evitar as varizes? Veja algumas dicas!

Varizes são vasos venosos de pequeno, médio ou grande porte que se desenvolvem devido à má circulação sanguínea - iStock
Varizes são vasos venosos de pequeno, médio ou grande porte que se desenvolvem devido à má circulação sanguínea - iStock

Redação Publicado em 28/05/2022, às 10h00

“Doutor, o que fazer para evitar as varizes?”

As varizes são veias dilatadas que ficam aparentes sobre a pele – em geral, surgem nos pés ou nas pernas – e são mais comuns nas mulheres. Elas acontecem por pequenas falhas nas válvulas que controlam o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. 

Se as varizes são maiores, elas podem trazer alguns impactos para a saúde, como úlceras, coágulos ou hemorragias. Por isso, é importante realizar um acompanhamento médico adequado.

Como é o tratamento?

Para veias menores, a principal forma de tratamento são pequenos procedimentos feitos no próprio consultório, como a escleroterapia, que consiste na aplicação localizada de medicamentos nos vasos dilatados, ou o laser. 

No caso das veias maiores, a indicação é a realização do tratamento cirúrgico convencional ou, então, escleroterapia em casos de pacientes que apresentam alguma contraindicação de realizar a cirurgia. Para safenas, é recomendado a remoção total.  

Pessoas que convivem com as varizes, mas não realizam o tratamento adequado, apresentam uma tendência maior de elas aumentarem de tamanho e em quantidade nas áreas afetadas

Confira:

Dá para prevenir?

Para prevenir o aparecimento das varizes não existe segredo e o caminho é basicamente um: ter um estilo de vida saudável. Em outras palavras, é:

  • Praticar atividades físicas de forma regular e respeitar os limites do próprio corpo;
  • Ter uma alimentação saudável para manter o peso ideal;
  • Evitar ficar longas horas de pé ou sentado;
  • Prestar atenção ao uso excessivo de salto alto ou de sapatos muito apertados por longos períodos;
  • No caso das mulheres que fazem uso de anticoncepcional, é importante contar com o acompanhamento de um ginecologista e de um angiologista para exames e manutenção das dosagens.