Jairo Bouer enumera algumas dicas que podem ajudar no processo
Redação Publicado em 07/07/2021, às 09h00
Doutor, como fazer para incentivar meu marido a largar o cigarro?
Antes de responder à dúvida da leitora, Jairo Bouer lembra que o cigarro é um dos principais agravantes da saúde e, por isso, realmente é importante perder o hábito de fumar. “Ele traz maior risco de problemas cardiovasculares e maior risco de uma série de tipos de câncer”, explica o médico.
Confira:
Mas, para largar o cigarro, a pessoa precisa ter, além do incentivo dos outros, a vontade de abandonar o hábito. “É difícil”, comenta Jairo. “A nicotina é uma droga que condiciona uma dependência, então os primeiros dias, as primeiras semanas, são mesmo muito complicados”.
Algumas dicas que Jairo dá são lembrá-lo que, ao largar esse hábito, ele irá poupar dinheiro, a aparência vai melhorar, o odor nas roupas e no cabelo vai diminuir, o coração ficará mais forte, ele terá menos risco de câncer, a digestão e a fertilidade melhoram e há menor risco de problemas na esfera da saúde mental.
“Acho que vale a pena enumerar algumas das vantagens e mostrar que você está do lado para ajudar. Não é fácil, mas com o seu suporte e com a ajuda de um especialista, as coisas acontecem de uma maneira muito mais tranquila”, finaliza o médico.
Ouça o conselho completo:
Adultos cardíacos sabem dos riscos, mas não abandonam o cigarro
Pandemia de Covid-19 promoveu mudanças nos hábitos de fumantes
10 motivos para parar de fumar
Usar cigarros eletrônicos e tabaco aumenta sintomas respiratórios