"Como ajudar minha mãe nos momentos mais difíceis da depressão?"

Leitor conta que se sente perdido e não sabe o que fazer nas horas em que sua mãe demonstra angústia e medo

Dr. Jairo Bouer Publicado em 06/01/2021, às 09h00

Em momentos como esse, é fundamental ouvir, mostrar que está presente e transmitir segurança - iStock

"Minha mãe tem depressão e em alguns momentos ela fica muito angustiada e com medo. Eu fico perdido e não sei o que fazer nessas horas"

Imagino que você já tenha levado a sua mãe ao psiquiatra e que ela já tenha iniciado o tratamento. Vale lembrar que os tratamentos medicamentosos para a depressão às vezes podem demorar algumas semanas para surtir efeito e, eventualmente, se eles não alcançarem os objetivos desejados, o médico pode ter que trocar os remédios.

Entretanto, mesmo em tratamento, a pessoa, em alguns momentos, ainda pode ter crises de angústia, de ansiedade ou de medo e, de fato, é muito importante para quem está ao lado saber como agir. Em momentos como esse, é fundamental você ouvir, mostrar que está ali do lado, transmitir uma segurança de que essa fase vai passar e não desmerecer a queixa ou sofrimento que a pessoa está tendo no momento.

Caso você tenha dificuldades em lidar com tudo isso, pode ser o momento de procurar uma psicoterapia para você, assim como para a sua mãe também, além do uso dos remédios.

depressão família mãe ajuda

Leia também

Whindersson Nunes ressalta importância do tratamento da depressão


Mulheres que fazem hora extra no trabalho têm mais risco de depressão


Susana Vieira revela depressão durante a pandemia; como identificar a condição?


Fitoterápico contra depressão funciona?