Redação Publicado em 07/02/2023, às 09h00
Como saber se eu estou sendo vítima de abuso financeiro?
Usar as finanças como meio de afirmar poder ou controle sobre outra pessoa é o que gente chama de abuso financeiro. Esse tipo de violência que pode ocorrer em relacionamentos de todos os tipos, como entre filhos e pais, entre parceiros românticos, entre idosos e cuidadores e assim por diante.
Algumas formas de abuso financeiro podem começar como uma tentativa de garantir que os assuntos de outra pessoa estejam em ordem, especialmente no caso dos idosos. Mas isso pode se tornar abusivo se o cuidador agir sem a permissão do idoso.
Em geral, ele ocorre em paralelo a outras formas de abuso, como o psicológico ou o físico, mas nem sempre é fácil perceber a situação. Alguns sinais de que você pode estar sofrendo abuso incluem:
- ser pressionado a dar dinheiro;
- ser impedido de trabalhar ou de procurar emprego;
- não ter acesso às despesas.
O abuso financeiro é usado com os mesmos fins de outras formas de abuso: serve para gerar medo, intimidação e sensação de dependência.
Se você acredita que está sofrendo abuso financeiro, considere congelar suas linhas de crédito, evitando mais despesas sem o seu consentimento.
Evite também pagar a dívida de outra pessoa. Você pode assumir um compromisso de longo prazo, se tornar responsável por isso.
Procure controlar melhor o seu dinheiro, as suas despesas na sua conta bancária, e não deixe que outra pessoa controle a sua vida.