Conheça 5 dicas para diminuir a acne

Seguidor conta que, mesmo não sendo mais adolescente, ainda sofre com as espinhas

Redação Publicado em 15/08/2022, às 09h00

A acne é uma condição prevalente na adolescência capaz de afetar também o psicológico - iStock

“Doutor, não sou mais adolescente, mas tenho enfrentado muita acne. O que fazer para melhorar?”

É importante lembrar que acne e espinha não são uma questão exclusiva da adolescência, muitos adultos também podem enfrentar o problema em diversas fases da vida. Para melhorar o quadro, é fundamental ter uma rotina de cuidados com a pele e evitar alguns hábitos que podem estimular o aparecimento das espinhas. Conheça quais são:

1. Tentar um novo tratamento toda semana 

Mudar toda semana ou em um curto espaço de tempo o tratamento pode irritar a pele e acabar piorando a condição. Por isso, é fundamental ter paciência e dar um tempo para que o tratamento faça efeito. Por exemplo, um novo produto deve ser utilizado por seis a oito semanas para você começar a perceber uma melhora. Se, após esse período, não foi observado nenhum avanço, é importante realizar uma consulta dermatológica para experimentar outro tipo de produto. 

2. Usar produtos não indicados para peles oleosas ou com tendência à acne  

Algumas maquiagens, juntamente com produtos destinados ao cuidado com pele e cabelos, contêm óleo ou outros ingredientes que podem provocar o crescimento da quantidade de espinhas.

Confira, aqui, alguns mitos e verdades sobre as espinhas

A recomendação é utilizar apenas produtos de maquiagem, de pele (como o protetor solar) e capilares que são rotulados como “não comedogênicos", feitos para pessoas com pele oleosa ou com tendência à acne. Eles, geralmente, apresentam uma textura mais leve ou ingredientes com menos óleo, evitando o entupimento dos poros. 

Confira:

3. Dormir de maquiagem 

Independente se a maquiagem usada foi rotulada como “não comedogênica”, dormir de maquiagem pode aumentar a acne. Assim, é fundamental remover o produto antes de deitar.

4. Lavar o rosto várias vezes ao dia 

Muitas pessoas acreditam que lavar o rosto várias vezes ao dia irá ajudar a diminuir a oleosidade e, consequentemente, a quantidade de espinhas. Porém, o efeito pode ser inverso e acabar irritando demais a pele, aumentando a acne. O recomendado é lavar o rosto duas vezes ao dia, ao acordar e antes de ir para a cama. Outra opção é fazer a lavagem após terminar alguma atividade que fez você suar. 

5. Usar produtos que “secam” a pele 

A pele com tendência à acne é oleosa e, por isso, pode ser tentador querer utilizar produtos adstringentes e que ofereçam a sensação de “secura”. Porém, pele seca é pele irritada e, toda vez que você irrita a sua pele, ela corre o risco de desenvolver mais acne.

Assim, é melhor optar por tratamentos conforme indicado em consulta dermatológica. Pessoas com peles oleosas também podem e devem utilizar hidratantes, desde que sejam produzidos especialmente para quem tem tendência à acne. 

Na dúvida, é sempre importante procurar a ajuda de um dermatologista, este profissional saberá indicar o melhor tratamento para cada caso.

adolescência acne espinhas tira dúvidas

Leia também

Leite pode causar acne?


Acne na idade adulta: por que ela existe e o que fazer?


"Bumbum care": saiba como evitar acne, foliculite e cicatrizes


Ejacular mais de uma vez por dia causa espinhas?