Uma nova vacina contra o vírus HPV está disponível no Brasil. Para quem não sabe, o esse vírus é o causador das verrugas genitais e também o principal responsável pelo câncer de colo de útero, o quarto mais comum entre as mulheres no país.
A vacina tetravalente, que protege contra quatro subtipos do HPV, já vem sendo utilizada, com sucesso, há alguns anos. A nova vacina amplia a proteção, e inclui nove subtipos de HPV – sete deles são considerados de alto risco para o câncer de colo de útero, e os outros dois, às verrugas genitais.
A indicação hoje é que homens e mulheres de 9 a 45 anos se protejam contra o HPV com três doses das vacinas, em intervalos que variam de dois a seis meses. Para a população de 9 a 14 anos, duas doses com intervalo de seis meses já são suficientes.
Se você ainda não se imunizou, procure seu médico e converse sobre essa possibilidade de proteção.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr