Tenho problemas com álcool e, muitas vezes, não lembro o que fiz com outras pessoas. Como começar a me cuidar?
A primeira questão acho que você já identificou – você parece ter problemas com álcool. Provavelmente você exagera na dose, bebe uma grande quantidade de álcool em um curto intervalo de tempo, o que a gente chama de “binge drinking”.
Esse comportamento faz com que você se exponha a situações de risco. Você perde a memória, você não lembra exatamente o que que você, fez você pode transar sem camisinha com uma pessoa que você não conhece, você pode eventualmente se expor ao risco de uma IST (infecção sexualmente transmissível). Isso tudo pode acontecer.
O você pode fazer para se cuidar melhor? Ao identificar que você tem um problema com álcool, você pode procurar ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo para tentar melhorar esse padrão de consumo. Além disso, para ter certeza que está tudo em ordem quanto à saúde, eu recomendaria uma visita ao médico, para que você faça todos os testes de IST, de HIV, para, a partir de então, começar a se cuidar melhor.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr